Os constantes avanços das pesquisas na área médica têm provocado uma crescente especialização de seus profissionais, enfocando aspectos cada vez mais específicos do organismo humano. Se isso, por um lado, traz progresso na pesquisa científica e no tratamento das doenças, por outro, gera grande dúvida aos pacientes. Se quiserem procurar diretamente um especialista, vão ter que fazer algumas “suspeições e diagnósticos” por conta própria, o que obviamente nem sempre estará correto. Procurar um clínico geral inicialmente para esclarecer seus sintomas, sempre está certo. O clínico geral, tem uma visão global do organismo humano e deve estar preparado para proceder aos diversos diagnósticos.
Quais doenças o clínico geral pode tratar?
Esse profissional está apto a tratar diversas doenças e só precisa encaminhar seu paciente quando houver necessidade de um especialista, isso quer dizer, quando o problema é muito específico. Assim uma consulta com clínico geral abrange:
- Check Up geral
- Obesidade leve a moderada
- Orientação nutricional
- Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus em estágios iniciais
- Investigação e tratamento de doenças cardiológicas leves
- Osteoporose
- Dislipidemia (colesterol alto)
- Gastrite
- Doença do Refluxo Gastroesofágico
- Infecções Intestinais, Urinárias, de Pele, Micoses, Pulmonares e de Garganta
- Cefaléia (dor de cabeça) de características benignas
- Hipo e Hipertireoidismo
- Depressão e Transtornos de Ansiedade
- Anemias
- Indicação de Vacinas
- Alergias
- Entre outras….
Qual a função do clínico geral?
O maior diferencial do clínico é que ele pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente seu histórico, levando em conta aspectos mais abrangentes como estado psicológico, social e familiar. Muitas vezes, pode ajudar o paciente a entender melhor a conduta de um especialista e esclarecer dúvidas a respeito do uso de diversos medicamentos receitados por vários especialistas diferentes. Sua atuação, hoje em dia, também é muito importante em doentes complexos que necessitam de acompanhamento com diversos especialistas, o clínico geral pode assessorá-los, informando-os sobre as condições do paciente e integrando condutas e medicações.