Cardiologia

Angiologia

Arritimologia e Avaliação de Marca-Passo

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Quando devo consultar um Cardiologista?

Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva, e para investigação e tratamento de alguma doença cardiológica.

Quanto a prevenção de complicações cardiovasculares, imediatas ou futuras, deve-se procurar um cardiologista antes de se iniciar uma atividade física, antes de ser submetido a um procedimento cirúrgico, e como avaliação de rotina, o famoso check up. O check up cardiológico tem grande importância considerando-se que a maior causa de morte no Brasil e no mundo é a de etiologia cardiovascular (Infarto, Derrame cerebral), e cerca de 80% dos fatores de risco que levam a estas doenças fatais são modificáveis, portanto, se reconhecidos e tratados a tempo podemos evitar um grande número de morte por esta causa.

Realizar uma avaliação cardiológica é muito importante, principalmente, em homens acima de 40 anos e em mulheres na fase do climatério (menopausa), período em que aumentam os índices de infarto. No entanto, esta avaliação deverá ser antecipada quando:

  • Possuem histórico familiar de infarto ou morte súbita, sem causa esclarecida (principalmente em parentes de primeiro grau);
  • Pais ou irmãos com aumento do colesterol ou se já sabe ter colesterol alto; medidas de pressão sistólica (máxima) entre 130-140 mmHg e diastólica (mínima) entre 80-90 mmHg, indicando maior risco de evolução para hipertensão, ou diagnóstico de hipertensão (medidas acima de 140×90 mmHg);
  • Tabagistas;
  • Diabéticos;
  • Doença cardíaca na infância ou sopro cardíaco;
  • Apresentam sobrepeso ou obesidade.

Sobre investigação e tratamento, deve-se procurar um cardiologista quando algum sintoma aparece, e este pode ser decorrente de uma doença cardiovascular, como dor no peito, falta de ar, palpitação, desmaio, tosse, fraqueza e inchaço.