Terrance Stanley Fox, conhecido como Terry Fox, nasceu em 1958 em Winnipeg, Manitoba. Ele cresceu na cidade de Port Coquitlam, na província da Colúmbia Britânica, uma comunidade perto de Vancouver, Canadá. Desde muito jovem, sempre fora apaixonado por esportes, principalmente o basquete. Apesar de sua paixão pelo esporte, ao iniciar a sua trajetória no esporte durante as aulas de educação física da escola, ouviu como conselho do seu treinador que ele seria melhor em corridas de cross-country.
Terry Fox não tinha vontade de correr, mas aceitou porque queria agradar o seu treinador, a quem respeitava muito. Sua determinação o levou a se tornar um jogador regular no ano seguinte, o fazendo ganhar o prêmio de Atleta do Ano quando era estudante.
Em novembro de 1976, no auge dos seus 18 anos, Terry Fox começou a sentir dores no joelho. Aos 19 anos, em março de 1977, a dor se intensificou e ele finalmente foi ao hospital, onde foi diagnosticado com osteossarcoma, um tipo de câncer nos ossos. No mesmo ano, foi informado que sua perna direita teria que ser amputada a 15 centímetros acima do joelho, além de ser necessária a quimioterapia. À época, os médicos lhe davam 50% de chance de sobreviver.
Terry Fox continuou correndo com a ajuda de uma prótese, e nos anos seguintes, decidiu atravessar o Canadá correndo com a esperança de aumentar a conscientização a respeito do câncer e arrecadar fundos para pesquisas no tratamento da doença. Ele nomeou a sua jornada de The Marathon of Hope (A Maratona da Esperança, em tradução livre), com o objetivo de arrecadar um dólar de cada um dos 24 milhões de habitantes do Canadá.
Durante a maratona, que se iniciou em 1980, ele correu 42km por dia. Após 143 dias consecutivos, e de haver corrido aproximadamente 5.300km, Terry Fox foi obrigado a parar sua jornada ao descobrir que o câncer havia atingido os seus pulmões. Suas esperanças de sobreviver a doença e concluir a corrida morreram quando ele faleceu nove meses depois, mas seu legado prevaleceu, com Terry Fox sendo considerado um herói canadense por suas realizações, inspirando diversos filmes, livros, monumentos e localizações nomeadas em seu nome.
A Maratona da Esperança acontece anualmente em diversas cidades canadenses, também em outros países, arrecadando milhões para pesquisas sobre o câncer.



