Como adicionar fibras na sua alimentação?

Muitas vezes subestimadas dentro da nossa alimentação, o consumo adequado de fibras é um aliado importante para manter a saúde do seu intestino e a prevenção de diversas doenças, como obesidade e diabetes. Mas você sabe como implementar as fibras em uma alimentação balanceada? Descubra tudo o que você precisa saber para incluir esse nutriente na sua alimentação da forma correta:

Não é preciso de muito. O consumo de 20-30g de fibras diariamente já é mais do que o suficiente dentro da dieta de um adulto. Isso quer dizer que se você incluir um alimento rico em fibras em cada uma das suas refeições, já estará no caminho certo para balancear sua alimentação.

Mas também não exagere! Embora ter fibras na sua dieta dificulte o acúmulo de gordura, pois o consumo de fibra faz com que nos sintamos mais saciados, o consumo exagerado pode causar flatulência excessiva, problemas digestivos, desidratação e até mesmo caibras musculares. Lembre-se: a melhor dieta é a equilibrada.

Fibras são todas iguais? Não mesmo! Lembre-se que há dois tipos de fibras: a solúveis, que permanecem mais tempo no estômago e dão uma sensação maior de saciedade, e as insolúveis, que aceleram o trânsito intestinal, agindo como um laxante natural que previne problemas como a prisão de ventre e hemorroidas. Cada uma tem o seu valor, portanto, não priorize uma em detrimento da outra viu?

Mas afinal, quais são os alimentos com mais fibras? Pra te ajudar, montamos uma tabelinha pra você não se perder nessa conta:

Alimento (considerando 100g de consumo diário) Fibras solúveis disponíveis Fibras insolúveis disponíveis
Aveia 2,55g 6,15
Feijão 1,1g 4,1g
Gérmen de Trigo 1,1g 12,9g
Abacate 1,3g 2,6g
Amêndoas com casca 0,2g 8,6g
Coco ralado 0,4g 6,2g

Fonte: Tua Saúde/2021

Ficou alguma dúvida? Comente aqui embaixo e vamos te ajudar o quanto antes!