Avaliação cardiológica antes de iniciar uma atividade física, é mesmo necessário?

No final do ano é comum que as pessoas se interessem mais por atividades físicas, por questão de estética. Ao final do ano as festas, férias e o verão se aproximam, e o desejo de eliminar alguns quilos a mais na balança se torna mais intenso, fazendo com que a procura por academias aumente.

Os benefícios dos exercícios sobre o sistema cardiovascular estão bem estabelecidos e a atividade física regular é um componente importante para minimizar o risco de várias doenças.

Mas, não devemos esquecer que é necessário uma avaliação médica antes de começar a atividade física.
Na avaliação cardiológica o médico avalia seu condicionamento físico, simulando as situações às quais o corpo será submetido quando você realizar uma atividade física. É dessa forma que ele consegue observar se existe alguma limitação, para, então, sugerir o tipo de exercício mais adequado em seu caso, o cardiologista também solicita realização de alguns exames, para se certificar a respeito da carga e da frequência de atividades físicas que seu organismo suporta.
Atividade física faz muito bem para o corpo e para mente, se exercitar é saudável e necessário, mas não esqueça, cada corpo tem seus limites. Por isso é de suma importância fazer uma avaliação cardiológica, antes de começar alguma atividade esportiva.

Conte com a gente para sua avaliação.
Entre em contato, estamos preparados para te atender