Em que momento do dia ocorrem a maioria dos ataques cardíacos?

Seria bom se pudéssemos prever os infartos, né? Infelizmente antecipar esse momento exato ainda não é possível, mas já se sabe o turno mais propício para que isso aconteça: pesquisas indicam que a manhã é o período do dia em que os infartos são mais frequentes, e o período entre 3h e 11h concentra o maior número de ocorrências. De acordo com um estudo da Universidade Carlos III, da Espanha, nesse período do dia os infartos também são mais graves do que nos demais.

O trabalho dos cientistas espanhóis demonstrou que pessoas que sofrem ataques cardíacos entre as 6h e as 12h têm 20% mais morte de tecido celular do que nos ataques sofridos em qualquer outro momento do dia. Isto acontece porque de manhã há uma maior descarga adrenérgica (liberação de hormônios como a adrenalina, que elevam a frequência cardíaca), maior tendência de elevação da pressão arterial e maior agregação plaquetária, um fenômeno do sangue que favorece a obstrução de um vaso. 

No entanto, é preciso lembrar que as vítimas de infarto geralmente têm fatores predisponentes, como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, tabagismo e história familiar. A incidência está muito mais relacionada aos fatores de risco do que a horário ou qualquer outra coisa.