A hipertensão arterial sistêmica – popularmente conhecida como pressão alta – é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

Apesar de ser uma doença silenciosa, ou seja, não apresentar sintomas, a pressão alta pode ser um fator de risco para diversas doenças quando não diagnosticada e não tratada, podendo ocasionar problemas como: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), insuficiência vascular periférica, impotência sexual e retinopatia.

O diagnóstico é realizado através de duas aferições (medidas) de pressão arterial maior ou igual a 140×90 mmHg, uma medida maior que 180×120 mmHg ou através do exame MAPA.

A importância do check-up vascular

O check-up vascular é necessário para todas as pessoas, sendo especialmente importante para pacientes tabagistas, hipertensos, diabéticos, que tenham colesterol alto e ou que tenham antecedentes familiares de doenças vasculares.

A presença de dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço e mal estar, torna indispensável a realização de exames com o médico cardiologista, a fim de detectar alterações e doenças.

Desse modo, o check-up cardiológico é composto pela consulta com cardiologista para verificar o valor da pressão arterial e buscar doenças como: hipertensão (pressão alta), risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico (derrame), dislipidemia (colesterol alto), diabetes e outras doenças.