A caminhada da prevenção. Conheça o teste ergométrico.

O teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço ou teste de esteira, é um procedimento médico realizado para avaliar a resposta do coração e do sistema circulatório ao esforço físico. Durante o teste, o paciente é monitorado enquanto realiza atividades físicas, como caminhar em uma esteira ou pedalar em uma bicicleta ergométrica, em intensidade gradualmente crescente.

O objetivo é observar como o coração reage ao esforço físico, se há alguma alteração no ritmo cardíaco, na pressão arterial ou se surgem sintomas como dor no peito, falta de ar ou tontura, que podem indicar problemas cardiovasculares.

O teste ergométrico é geralmente indicado em várias situações, incluindo:

✔️Avaliação de problemas cardíacos: Se houver sintomas de doença cardíaca, como dor no peito (angina), falta de ar, palpitações ou desmaios, o teste ergométrico pode ser usado para diagnosticar ou descartar doenças cardiovasculares.

✔️Avaliação da condição cardíaca: Pode ser solicitado como parte de um check-up médico de rotina para avaliar a saúde do coração, especialmente em pessoas com fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou história familiar de doença cardíaca.

✔️Monitoramento do tratamento: Após o diagnóstico de uma doença cardíaca, como angina ou doença arterial coronariana, o teste ergométrico pode ser usado para monitorar a eficácia do tratamento e a progressão da condição ao longo do tempo.

✔️Avaliação da capacidade física: Em atletas ou pessoas que planejam iniciar um programa de exercícios intensivos, o teste ergométrico pode ser usado para avaliar a capacidade física e determinar se há alguma condição cardíaca subjacente que possa representar um risco durante o exercício.

✔️Avaliação pré-operatória: Antes de cirurgias não cardíacas que possam colocar estresse adicional no coração, como cirurgia vascular ou abdominal, o teste ergométrico pode ser recomendado para garantir que o coração esteja saudável o suficiente para suportar o procedimento cirúrgico.

✨Uma simples caminhada em uma esteira pode ser crucial para identificar problemas cardíacos e evitar o desenvolvimento de condições mais graves. Entre em contato e agende seu check-up conosco!

📲(71) 98796-9177 (Aceitamos convênios)

📍Av. Tancredo Neves, 1632. Edf. Salvador Trade Center (Torres Gêmeas). Torre Sul – Salas: 315/316/317. Caminho das Árvores -Salvador- Ba