Como proteger o coração da insuficiência cardíaca?

 A Insuficiência Cardíaca (IC) nunca vem sozinha, na maioria dos casos há uma causa bem definida, o que nos faz pensar… E se eu detectasse isso antes? Poderia evitar que o meu coração adoecesse?! 

Bem, a resposta é: depende. Existem pessoas que são mais suscetíveis a desenvolver IC do que outras, de modo que ninguém pode prever com certeza quem irá desenvolvê-la. 

No entanto, é possível inferir qual a probabilidade de desenvolver IC, a partir da detecção dos fatores de risco e do conhecimento das principais causas. A hipertensão arterial e doença coronária, principalmente quando ocorre infarto agudo, são as principais causas de IC, mas existem outras como miocardite, doença das válvulas e chagas.

 Neste contexto, como se proteger da falência cardíaca?

O primeiro passo é estar ciente dos fatores de risco para IC e se eles estão presentes em você. Apenas o cardiologista poderá detectar esses fatores e elaborar um plano de prevenção e/ou tratamento se for o caso. Durante as consultas, o cardiologista irá solicitar exames, analisar sua história clínica e o exame físico visando o diagnóstico precoce desses fatores. Para isso, é preciso estar com o seu check up em dia e procurar o seu cardiologista sempre que algum sintoma diferente surgir.

 

Entre em contato e agende seu check-up conosco!