Problemas hormonais e tireoide

O sistema endócrino é composto por uma série de glândulas presentes no seu organismo, onde a tireoide é uma das glândulas mais importantes. Essas glândulas produzem hormônios que auxiliam as células a se comunicarem entre si.

Os hormônios tireoidianos interferem em muitas funções vitais do corpo, como a frequência cardíaca, a intensidade com que as calorias são queimadas, a manutenção da pele, o crescimento, a produção de calor, a fertilidade e a digestão. Por isso, muitos problemas hormonais podem estar ligados a tireoide. Veja alguns sintomas relacionados a isso abaixo:

  1. Cansaço extremo:

A fadiga exagerada pode ser resultado do hipotireoidismo, condição na qual há uma escassez na produção dos hormônios tireoidianos, o que pode causar um cansaço extremo, sonolência e falta de energia para realizar as atividades. É importante lembrar, porém, que esses sintomas podem estar relacionados à outras doenças, como depressão e Síndrome de Burnout.

  1. Oscilações de peso:

Um metabolismo mais lento diminui o gasto de energia, o que ocasiona em um aumento de peso. Inchaços nos braços, pernas, rosto e pálpebras são alguns dos sintomas comuns do hipotireoidismo, e, no hipertireoidismo, o metabolismo acelera e a pessoa emagrece em demasia.

  1. Mudanças de humor:

Pessoas que apresentem irritabilidade, nervosismo e agitação podem estar sendo vítimas do hipertireoidismo, visto que os hormônios tireoidianos são quem regulam o desenvolvimento dos neurônios e, com isso, podem ocasionar em mudanças de humor. Para esses casos, é importante avaliar se há uma causa para essas mudanças ou se elas simplesmente ocorreram.

  1. Diminuição da libido:

Disfunção erétil nos homens e ressecamento vaginal nas mulheres são alguns problemas ocasionados pela disfunção da tireoide. Fique atento a esses sinais pois, embora sejam sintomas secundários, podem ser um bom indicador do que está acontecendo com o seu organismo.

Mesmo com todos os sinais expostos aqui, é de grande importância que haja uma consulta com um Endocrinologista para que ele possa avaliar seu caso com precisão.