Cardiologia

Angiologia

Nutrição

Arritimologia e Avaliação de Marca-Passo

Clínica Médica

Endocrinologia

Arritimologia e Avaliação de Marca-Passo

A Arritmologia é uma subespecialização da Cardiologia, que trata especificamente de arritmias (distúrbios elétricos do coração). O sintoma mais comum são palpitações, contudo as arritmias podem não ocasionar qualquer sintoma ou, pelo contrário, associarem-se a manifestações com significado potencialmente mais preocupante como sudorese, palidez, tonturas, desmaios (síncope) e até mesmo parada cardíaca.

Usualmente o paciente procura por tais sintomas um Cardiologista, e se necessário para um tratamento específico será encaminhado ao Arritmologista.

O Arritmologista é o médico responsável pela realização da cirurgia de implante de marca-passo, quando indicado para o tratamento de certas arritmias, e pelo acompanhamento da saúde do portador do aparelho. É recomendado que o paciente que tenha implantado marca-passo faça o acompanhamento com o médico duas vezes ao ano para acompanhar o funcionamento do aparelho e do coração.

É importante saber que as arritmias podem ocorrer em qualquer idade, independente do sexo, podendo estar ou não associadas a outras doenças do coração.